Dia Internacional dos Museus

Assinala-se esta quinta-feira [18.05.2023] o Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (em inglês ICOM), com o propósito de reforçar a sua importância na sociedade, dar impulso à transição digital e disponibilizar o acervo num formato online.

Em Angola, grande parte dos museus está concentrado em Luanda, nomeadamente o Museu das Forças Armadas, Museu Nacional de Escravatura, Museu da Moeda, Museu de História Natural, Museu Nacional de Antropologia. Fora da capital do país, encontram-se os Museus do Dundo, Museu dos Reis do Congo e o Museu Regional da Huila. A Norton de Matos, então Governador-geral de Angola entre 1911 e 1925, é atribuído o impulso pela criação dos museus de Angola.

Em 1912, criou o Museu Etnográfico de Angola e Congo, museu privado, e em 1936, o também privado Museu do Dundo, da Companhia de Diamantes Diamang. Entretanto, a actividade museológica em Angola teve início oficial a 8 de Setembro de 1938 com a criação e abertura do Museu de Angola, instalado na Fortaleza de S. Miguel em Luanda. A partir desta data começam a surgir, um pouco por todo país, os primeiros museus de cariz Etnográfico e Colonial. O último museu criado em Luanda foi o museu da Moeda, inaugurado em 2016.

A Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural, é coordenada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, com objectivo de promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património cultural, tendo em conta a necessidade de se adoptarem medidas especiais de acompanhamento do património cultural nacional de valor universal excepcional.

Na qualidade de coordenadora daquela comissão, Esperança da Costa efectuou esta semana uma visita de trabalho de 48 horas à cidade histórica do Mbanza Kongo, Património Cultural Mundial, durante a qual, além de presidir à 1ª Sessão Ordinária da referida comissão, que analisou o estado actual dos monumentos e sítios históricos de Mbanza Kongo, desdobrou-se em visitas a vários sítios e monumentos históricos da cidade.

Previous VPR anuncia regresso do FESTIKONGO três anos depois

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados